iniciação à fotografia

Curso de Iniciação à Fotografia – 126ª edição

NOVO PROGRAMA | JUN 2024

As noções básicas de fotografia são essenciais para quem pretende entrar no mundo da fotografia de qualidade e captar imagens como as dos profissionais. Seja qual for o dispositivo utilizado – smartphone, câmara digital compacta, câmara DSLR, câmara analógica, etc. – as ferramentas de tratamento de imagem criaram a ilusão de que aquelas noções clássicas já não são necessárias. Todavia, hoje, como sempre, uma boa fotografia em qualquer contexto (de produto, em estúdio, lazer/viagem, caseira/família, noturna, etc) resulta das técnicas corretas utilizadas pelo fotógrafo na sua captura e não dos filtros e tratamentos digitais aplicados na fase de edição.

O Curso de Iniciação à Fotografia ensina os conceitos básicos de forma a permitir o controlo dos parâmetros da luz, da escolha correta das funções existentes na câmara fotográfica/smartphone, de forma a obter o melhor e mais profissional resultado final.

inscrição preencher inscrição-da-velha
destinatáriostodos os interessados em adquirir conhecimentos de fotografia prática e teórica, quer sejam simples iniciantes ou curiosos ou utilizadores de câmaras digitais que não dominam as diversas funções e modos disponíveis nas suas máquinas fotográficas
sessõesqui 20 JUN, 20-23h
ter 25 JUN, 20-23h
qui 27 JUN, 20-23h
sáb 29 JUN, 16-19h prática
[ter 2 JUL, 19-22h prática extra**]
[sex 5 JUL, 20-23h prática extra**]
[seg 8 JUL, 20-22h prática extra**]

As aulas teóricas decorrem na Velha-a-Branca, em Braga, e as práticas em local a combinar entre formador e formandos durante as sessões teóricas
preço113€
ou 156€ curso completo [incluindo aulas extra assinaladas com **]
programaSessão – em sala
Apresentação. O que é fotografia? História da fotografia. Balanço de Brancos. Tipos de Câmaras e Acessórios.

2ª Sessão – em sala
Tipos de Ficheiros. Tipos de Objetivas e Filtros. Tipos de focagem.
O fotómetro. Programas de Disparo: Prioridade Abertura, Prioridade Velocidade. A importância da ISO.

3ª Sessão – em sala
As três variáveis técnicas. Vantagens e desvantagens de cada programa de disparo. Compensação e Bloqueio da Exposição. Modos de Medição de Luz.

4ª Sessão – prática
Fotografia diurna, exploração dos diferentes programas de disparo.

5ª Sessão
– prática
Fotografia noturna.

6ª Sessão – prática
Controlo da Profundidade de Campo e Controlo do Tempo de Exposição.

7ª Sessão – em sala
Análise e discussão crítica sobre as fotografias realizadas durante o curso.

[nota: a ordem das sessões 3ª a 7ª pode variar]
material necessário– Câmara fotográfica digital (de preferência DSLR ou câmara com modo manual) ou smartphone*
– Bloco de notas

* a Velha-a-Branca recomenda a utilização de uma câmara fotográfica digital para tirar proveito de toda a formação
formador(es)DANIEL CAMACHO profissionalizou-se na área da fotografia em 2009. Freelancer desde 2015 e viajante desde que se lembra, capta e vê o mundo através da objetiva, colaborando com inúmeras empresas em diversas áreas da fotografia (arquitetura e interiores, eventos, formação, produto, reportagens, social). Conta com várias publicações em revistas e livros, tanto na área da fotografia como da escrita, tendo editado o seu primeiro livro [Parêntesis Rectos] em 2014. É formador de diversos cursos de fotografia na Academia Olhares, CINDOR e na Velha-a-Branca desde 2009. Fez várias exposições fotográficas individuais um pouco por todo o país, em locais como a Casa do Livro no Porto, Centro de Artes e Espetáculos São Mamede em Guimarães, Centro Multimeios de Espinho, Museu de Lamego, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Zet Gallery em Braga.
dúvidas e outras informaçõescursos@velha.org