BREVE HISTÓRIA

Sobre-a-Velha

HISTÓRIA

intervenção cultural.


2004 JUN – PRIMEIRAS ATIVIDADES DA VELHA
2004 OUT – ABERTURA DO EDIFÍCIO

A Velha-a-Branca é uma cooperativa cultural independente e sem fins lucrativos fundada em Braga. É gerida por uma equipa de voluntários não remunerados e as receitas destinam-se em exclusivo ao financiamento dos seus projetos culturais.

A Velha-a-Branca abriu portas em outubro de 2004 com o objetivo de promover a criação e a divulgação artística e cultural. Nos mais de 1500 eventos diferentes já realizados, passaram pela Velha dezenas de artistas, professores, cientistas, músicos, grupos culturais e associações e centenas de formandos em cursos sobre as mais diversas temáticas. O Festival de curtas-metragens Fast Forward Portugal, as Conversas no Tanque, o Velhacine, as Novelas de Braga, o Café Scientifique, o Lado B, El Globo de Juan, o 5-em-linha são alguns dos ciclos de eventos mais conhecidos que criou ou dinamizou.

Desde 2016 a programação centra-se nos cursos livres artísticos, nomeadamente na fotografia e artes plásticas. A Velha gere um edifício do séc. XVIII, dispondo de várias salas de apoio. A estreita fachada esconde um surpreendente jardim em patamares que termina num miradouro com uma vista panorâmica sobre a cidade.

Projetos


Conversas no Tanque
Fast Forward Portugal
Cafe Scientifique
Leitores-da-Velha
Velha Escrita
Cursos Livres
Exposições
Concertos
Velhacine

Um dia no mosteiro (2013)

NEWSLETTER


Receber novidades da Velha periodicamente