iniciação à fotografia

Curso de Iniciação à Fotografia – 113ª edição

NOVO PROGRAMA | JAN 2023

As noções básicas de fotografia são essenciais para quem pretende entrar no mundo da fotografia seja qual for o dispositivo utilizado – smartphone, câmara digital compacta, câmara DSLR, câmara analógica, etc. As novas máquinas digitais e as ferramentas informáticas de tratamento de imagem criaram a ilusão de que aquelas noções já não são necessárias. Todavia, hoje, como sempre, uma boa fotografia depende essencialmente das técnicas utilizadas na sua captura e não dos tratamentos (digitais) feitos a posteriori.

O Curso de Iniciação à Fotografia ensina os conceitos básicos de forma a permitir o controlo da câmara fotográfica ou do smartphone e do resultado final.

inscrição CURSO TERMINADO – ver nova edição
destinatáriostodos os interessados em adquirir conhecimentos de fotografia prática e teórica
sessõesqua 11 JAN, 20h-23h
sex 13 JAN, 20h-23h
sáb 14 JAN, 10h-13h prática
qua 18 JAN, 20h-23h
[**sex 20 JAN, 19h-22h prática noturna]
[**sáb 21 JAN, 14h-17h prática]
[**qua 25 JAN, 20h-22h]

As aulas teóricas decorrem na Velha-a-Branca, em Braga, e as práticas em local a combinar entre formador e formandos durante as sessões teóricas
preço95€
ou 139€ curso completo [com aulas extra assinaladas com **]
programaAula 1 (sala)
Apresentação. O que é fotografia? Balanço de Brancos. Tipos de Câmaras e Acessórios. Tipos de Ficheiros. Tipos de Objetivas e Filtros.

Aula 2 (sala)
O fotómetro. Programas de Disparo: Prioridade Abertura, Prioridade Velocidade. A importância da ISO. As três variáveis técnicas. Tipos de focagem.

Aula 3 – Aula prática
Programas de disparo. Compensação e Bloqueio da Exposição. Modos de Medição de Luz.

Aula 4 – Aula prática
Fotografia noturna

Aula 5 – Aula prática
Controlo da Profundidade de Campo e Controlo do Tempo de Exposição.

Aula 6 (sala)
Análise e discussão crítica sobre as fotografias realizadas durante o curso.
material necessário– Câmara fotográfica digital (de preferência DSLR ou câmara com modo manual) ou smartphone*
– Bloco de notas

* a Velha-a-Branca recomenda a utilização de uma câmara fotográfica digital para tirar proveito de toda a formação
formador(es)DANIEL CAMACHO profissionalizou-se na área da fotografia em 2009. Freelancer desde 2015 e viajante desde que se lembra, capta e vê o mundo através da objetiva, colaborando com inúmeras empresas em diversas áreas da fotografia (arquitetura e interiores, eventos, formação, produto, reportagens, social). Conta com várias publicações em revistas e livros, tanto na área da fotografia como da escrita, tendo editado o seu primeiro livro [Parêntesis Rectos] em 2014. É formador de diversos cursos de fotografia na Academia Olhares, CINDOR e na Velha-a-Branca desde 2009. Fez várias exposições fotográficas individuais um pouco por todo o país, em locais como a Casa do Livro no Porto, Centro de Artes e Espetáculos São Mamede em Guimarães, Centro Multimeios de Espinho, Museu de Lamego, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Zet Gallery em Braga.
dúvidas e outras informaçõescursos@velha.org